O Brasil é o segundo país do mundo mais presente nas redes sociais. De acordo com o We Are Social, o brasileiro passa em média 3 horas e meia por dia on-line.
O Brasil é o segundo país do mundo mais presente nas redes sociais. De acordo com o We Are Social, o brasileiro passa em média 3 horas e meia por dia on-line. Cada vez mais você observa a presença de marcas entre os posts dos seus amigos e se pergunta se a sua marca também deve estar presente nas redes sociais.
Para responder essa pergunta, pense nos seguintes fatores:
O seu público está nas redes sociais?
As chances da resposta ser positiva é muito grande, afinal até a população idosa está se conectando. Então sim, sua marca DEVE estar presente nas redes sociais! Mas estar presente não é apenas ter um perfil e atualizá-lo esporadicamente. O uso da internet para se comunicar com as pessoas deve ser pensado estrategicamente para que tenha retorno positivo.
Para entender melhor, confira os principais pontos a serem pensados quando se trata de redes sociais e gerenciamento de marca.
1. Utilizar as redes sociais como via de comunicação com seu público é uma forma excelente de gerar conexão com o público, reafirma o posicionamento digital da marca e lembra as pessoas de que você existe e você pode oferecer a solução para os problemas delas.
Por isso, é claro que as marcas vão migrar sua comunicação para as plataformas sociais, afinal, elas querem se comunicar com o seu público onde eles mais estão presentes.
2. Ao utilizar as redes sociais, o engajamento com a marca também aumenta, pois é uma forma de você saber o que estão pensando sobre a sua marca, se seu produto ou serviço agradou e se as pessoas estão se identificando com o seu posicionamento. Dessa forma, as redes sociais se tornam um recurso poderoso para estreitar o relacionamento com seu público.
3. As empresas têm investido cada vez mais em social media. Além do custo ser muito menor para anunciar na internet do que nas mídias tradicionais, os resultados também são mais tangíveis, pois você consegue ter um feedback mais próximo conforme os números e os comentários aparecem para você. Mas para isso é preciso fazer um estudo de segmentação de público, utilizar com propriedade as ferramentas de anúncio e sempre testar quais as melhores estratégias para o seu negócio.
4. Sua marca pode se tornar referência em determinados assuntos
Se você oferecer com frequência materiais e conteúdos interessantes como posts, e-books, freebies, brindes e outros. Isso porque oferecer conteúdo vai fazer seu público enxergá-lo como autoridade no seu nicho e vai sempre te consultar sobre assuntos pertinentes a ele.
5. Estar constantemente presente nas redes sociais te dá mais credibilidade.
Ter um perfil não é só postar quando convém ou quando se lembra. É preciso ter constância para que o público se acostume com o seu conteúdo e saiba identificá-lo rapidamente. Quando você é visto como atualizado e possui a preocupação de produzir conteúdo relevante e atualizado, sua marca é mais valorizada e recebe mais credibilidade.
Após todos esses fatores, você deve estar se perguntando: minha empresa precisa estar em todas redes sociais?
De forma alguma! Apesar de o Facebook e o Instagram serem as redes mais comentadas, elas não são necessariamente obrigatórias para sua empresa. Além disso, algumas redes são destinadas a um público e conteúdo específico, não fazendo sentido você estar presentes nelas.
Ao invés de estar em todas as redes, sua empresa precisa apenas saber como produzir conteúdo de valor através das mídias que apresentarem os melhores recursos e oportunidades para o seu negócio. É preciso, antes de tudo, conhecer o seu público e o posicionamento da sua marca para definir quais redes você deve utilizar.
Abaixo seguem os principais tipos de redes sociais e para que servem: ● Redes sociais de relacionamento: Facebook, Instagram ou TwitterPrincipais objetivos: estabelecer conexões e interações entre as pessoas por meio de textos, fotos, vídeos e mensagens. ● Redes sociais de entretenimento: YouTube, TikTok, Snapchat ou VimeoPrincipais objetivos: divulgar conteúdos em vídeos voltados principalmente para entretenimento e aprendizado. ● Redes sociais profissionais: Linkedin ou BehancePrincipais objetivos: criar relacionamentos entre profissionais e empresas, divulgar currículos, trocar insights sobre segmentos de negócios e se mostrar atento às mudanças do mercado. ● Redes sociais de nicho: Tumblr, Fóruns Quorom, etc.São voltadas para algum público ou conteúdo específico. |
É importante também lembrar que em cada rede social o conteúdo se comporta de uma forma diferente. Por isso é preciso criar estratégias para adaptá-lo de uma rede para outra, assim ele é mais bem aproveitado e terá resultados melhores.
Agora que você já compreendeu melhor a importância das redes sociais e da sua presença nelas, vamos colocar a mão na massa?
Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste. Aqui vai a descrição dessa postagem que é uma postagem de teste.